Remédio para todos os males?

Manifestações pelo país começaram com os transportes, migrou para Saúde e Educação. Tema central é corrupção
Na Câmara, diversos deputados avaliam que as manifestações populares aumentaram a urgência sobre o tema. Assim que a presidente Dilma levantou o assunto, o relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), apelou aos líderes partidários para que votem o assunto urgentemente.

“O meu pedido aos líderes: assinem o requerimento de urgência e deem o direito a este Plenário de se posicionar em cada um dos temas que dizem respeito a um novo sistema político. O que o Parlamento não pode é virar as costas para aquela que é a maior responsabilidade que nós temos, a mãe de todas as reformas. Esta é uma reforma dos partidos, do Parlamento”, disse Fontana.

Tema polêmico

A última tentativa de votação da reforma política ocorreu no início de abril, mas não houve acordo entre os líderes. A proposta de Fontana que está pronta para a votação prevê a coincidência de datas para eleições gerais e municipais, financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais, fim das coligações para eleições dos Parlamentos, instituição de uma lista flexível de candidatos e simplificação do processo de apresentação de projetos de iniciativa popular.

Leia mais: Remédio para todos os males? - Jornal Opção

Comentários

Correio Brasiliense

Metrópoles